tag:blogger.com,1999:blog-4273505105209678319.post112060597545054233..comments2023-02-28T12:11:43.871-03:00Comments on PodQuest: QuickQuest #33: O Futuro das Lojas de GamesGilliard Lopeshttp://www.blogger.com/profile/15889529703441696056noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-4273505105209678319.post-87714165815419681892012-08-22T23:27:21.105-03:002012-08-22T23:27:21.105-03:00Engraçado que esse assunto levanta tantas questões...Engraçado que esse assunto levanta tantas questões apesar de sugerir algumas respostas.<br /><br />Na minha humilde opinião, existe por detrás dessa questão sobre cópia física x conteúdo baixado é a tentativa das publishers de reformular o licenciamento dos produtos para os consumidores finais assim como também uma nova forma de sobrevivência ao mercado. Parece existir uma força tarefa em transformar a sua compra, seu direito, sobre o produto em uma CONCESSÃO de uso de software. Na teoria você passaria a deixar de ter direito sobre o produto lifetime(enquanto durar a mídia) para possuir a licença daquele produto por um determinado período (explicitamente ou implicitamente).<br /><br />Aí você questiona: como assim ? <br />Quanto está explicito em contrato que você poderá usar o software por X ( dias, meses, anos, encarnações ) fica claro, mas quando existe outras clasuras, como por exemplo O jogo ficará disponível enquanto a empresa/plataforma EXISTIR COMERCIALMENTE..ahá! está ai a pegadinha, a empresa se responsabiliza enquanto a ferramenta que disponibilizou o jogo estiver disponível, a exemplo da Origin, Steam, PSN, Live e etc... Na maioria das vezes as cópias são protegidas pelos "lacres digitais" (DRM) que garantem que aquelas cópias só funcionaram enquanto puderem ser autênticadas nos servidores das empresas, mas e se eles deixarem de funcionar ? se a empresa desistir do projeto ? é bom ficar de olho nos documentos de licenciamento destes jogos baixados.<br /><br />Apesar da argumentação acima, sou favorável aos downloads por uma questão de praticidade e até mesmo de sobrevivência. O Mercado pela sua natureza capitalista é reacionário, e se tudo tivesse caminhando as mil maravilhas essas soluções nem seriam debatidas, mas os problemas de custo e principalmente a PIRATARIA impuseram meio que de forma obrigatória a necessidade de criar soluções para que os estúdios não fechassem, publishers não fossem a falência. Mas nem mesmo isso está sendo a solução definitiva. Até mesmo o Studio Liverpool do Wipeout escapou dessa, mesmo vivendo praticamente de desenvolvimento de DLCs. Claro que é uma visão simplista do fato todo mas é uma questão séria a ser levada em pauta.<br /><br />As pessoas hoje demonstram um comportamento semelhante aos de religiosos tal qual empresas fossem novas religiões, porque há uma necessidade de interiorizar e personalizar aquele contato que se tem ao que se consome, produtos e personagens tomam o cargo de dar significado a vida e quando existe um fosso enorme entre produtora e consumidor haveria uma grande chance de fracasso daquele produto, no nosso caso: os jogos. E isso era mantido pelos revendedores(retailers) de ponta, que conhecia o consumidor final e mantinha uma relação mais próxima de influência. Afinal de contas hoje na era da informação, os formadores de opiniões são podcasters, blogs e sites com caráter mais de comunidade, podem até perceber que os grandes portais quando se tornam muito genéricos ou generalistas acabam perdendo a força de influência; afinal todos nós temos voz com o teclado na rede. E apesar da teórica aproximação das grandes empresas de seu público diretamente pula a etapa dos revendedores na maioria das vezes não estão conseguindo acompanhar as vozes dos consumidores como presumidamente achavam.<br /><br />Enfim, a forma eletrônica de comércio do jogo é uma solução para sobrevivência a curto prazo, não acredito que em meio a campanhas de consumo consciente afim de diminuir o impacto ambiental iremos voltar ao formato de caixinha mas que as grandes publishers terão de aprender a escutar melhor os consumidores e personalizar mais esse contato para sobreviver, isso sim acredito que seja o futuro.<br /><br />Toda a nossa história, prontuário e tudo mais que nos define como individuo dessa nossa sociedade hoje está logado na rede, o que consumimos e o queremos passar como personalidade está estampadas como números de jogos que temos na steam ou ainda nossas "conquistas".<br /><br />Desculpem, acho que ficou confuso.<br /><br />Abraços,bbhttps://www.blogger.com/profile/03752066498784441208noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4273505105209678319.post-86399912832921208002012-08-20T11:39:13.762-03:002012-08-20T11:39:13.762-03:00Olá Gilliard,
Obrigado por publicar a sua opinião...Olá Gilliard,<br /><br />Obrigado por publicar a sua opinião sobre as lojas físicas.<br /><br />Acredito que num futuro próximo, o consumo digital responderá pela maior parte do lucro, enquanto as lojas físicas vão focar em consoles e versões especiais de colecionador. É melhor e mais cômodo para todo mundo, inclusive pro lojista que não vai conseguir competir com os preços dos downloads digitais.<br /><br />As soluções que você sugeriu para atrair o público mainstream são válidas e concordo que a loja física ainda tem um papel importante na evangelização. Porém, se existir um esforço de marketing para esse público no meio digital, acredito que é possível capturar esse público sem que ele precise sair de casa.<br />Marcelo Martinshttps://www.blogger.com/profile/13759493078620745941noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4273505105209678319.post-69336304937915230032012-08-20T11:35:51.882-03:002012-08-20T11:35:51.882-03:00Calvin,
Tenho um amigo próximo que tem a mesma opi...Calvin,<br />Tenho um amigo próximo que tem a mesma opinião e discurso que você :)<br /><br />Eu entendo e até admiro ter a coleção física lá na estante da sua casa. Porém me rendi imensamente as vantagens que a Cloud trouxe para a indústria de jogos ultimamente. O Steam é hoje minha principal plataforma de entretenimento :D<br /><br />Pena que isso acabou, com o decorrer do tempo, liberando espaço para outras práticas (como as DRMs) que acabam atrapalhando um pouco o jogador em alguns momentos. Efeitos colaterais everywhere :B<br /><br />Abraços.William Diashttps://www.blogger.com/profile/17776743178380239665noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4273505105209678319.post-48273039103307493772012-08-20T11:10:17.659-03:002012-08-20T11:10:17.659-03:00Gilliard,
Pessoalmente eu prefiro comprar jogos ...Gilliard,<br /><br /> Pessoalmente eu prefiro comprar jogos em loja física, pois ter o jogo na estante de casa é algo que aprecio muito. Ao contrario das lojas Online onde você apenas tens o jogo em arquivo, e não tem aquela sensação de que o jogo realmente é seu e esta na sua mão.<br /><br /><br /> Calvin Luiz Pachecohttps://www.blogger.com/profile/16548646268967186170noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4273505105209678319.post-8874864435848066132012-08-20T08:41:04.745-03:002012-08-20T08:41:04.745-03:00Olá Gilliard,
Parabéns pelo Quickquest! Valiosos...Olá Gilliard, <br /><br />Parabéns pelo Quickquest! Valiosos comentários a respeito do consumidor mainstream.<br /><br />Sempre tento me policiar e deixar fixo na minha cabeça que "não só de hardcore que o mercado é feito". Pois, querendo ou não, fica fácil produzir algo com que a gente se identifique e ache divertido, daí pensar "Nossa, mas que obra prima!", porém a maioria do pessoal pode não curtir.<br /><br />Abraços.William Diashttps://www.blogger.com/profile/17776743178380239665noreply@blogger.com