Quest Log

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PodQuest #23: PodQuest Responde

Num episódio diferente do PodQuest, Fernando e Gilliard tiram o dia para responder a vários e-mails dos ouvintes com assuntos variados e interessantes. Entre os tópicos discutidos estão a produção de áudio nos games AAA, os novos serviços onlines pagos, e o papel da universidade na formação do profissional de jogos. Os Questers opinam também sobre os lançamentos recentes de Dungeon Siege III, Alice: Madness Returns e Zelda: Ocarina of Time 3D.

Ouça diretamente no player abaixo:



Ou no link a seguir:

PodQuest #23: PodQuest Responde
(botão direito, depois "salvar como" para baixar)

Ou ainda, adicione o feed e tenha todos os episódios quando quiser!
http://feeds.feedburner.com/doublejump/podquest
No iTunes, vá em "Advanced - Subscribe to Podcast" e cole o endereço acima.

Ouça e comente! Se preferir, entre em contato por e-mail em contato@thepodquest.com ou pelo Twitter em @ThePodQuest.

12 comentários:

Marcelo Martins disse...

Pessoal,

Obrigado pela resposta ao e-mail! ;)

Achei que o formato foi muito legal e voto para que vocês façam isso mais vezes.

Gostei muito dessa edição do Podquest e as informações foram, como sempre, muito boas. Gilliard, faz sentido o time de licenciamento da EA estar na Califórnia, já que é lá onde estão concentrados os melhores (e mais perigosos) advogados especialistas em direitos autorais dos EUA, e talvez do mundo.

Fernando, gostei muito das suas informações. Obrigado por dar uma visão melhor de como a Eidos trabalha aqui em Montréal. Certamente, estar dentro de uma empresa em contato com a equipe diariamente faz uma grande diferença no resultado final.

Sobre o on-line pass: uma das formas de diminuir o mercado de usados é vender exclusivamente on-line. Só que essa relação retailer/publisher é complexa. Esse "acordo de cavalheiros" faz com que os publishers ainda mantenham seus jogos físicos circulando pelo mercado, em vez de investir de forma mais agressiva no mercado on-line. Ou talvez esse mercado ainda não seja tão atraente mesmo, vide o fracasso do PSP go.

Ah, parabéns pela música de fechamento do programa! \m/

Rafael Cobra Teske disse...

E ae pessoal!

Valeu pelos comentários sobre o email que eu mandei, realmente tá de acordo com o que eu tenho lido em artigos e entrevistas. Mesmo o pessoal mais indie só faz sucesso depois de fazer muitos jogos pequenos, e alguns ruins também. Quando eu for fazer um mestrado provavelmente vai ser para pesquisar a fundo alguma área específica, até por que é difícil reservar tempo para isso na correria do dia-a-dia.

O formato desse programa ficou bem legal, acho que a cada 2, 3 dos "clássicos" daria para fazer um desses. Tenho visto também o Extra Credits da Escapist, e os caras tão fazendo isso também por causa da quantidade de emails.

Abraço!

PS.: Secco, eu olho todo dia o meu pre-order do Deus EX HR no Steam, vou shitar bricks na hora que sair hehe

Flavio de Paula disse...

Valeu por mais um PodQuest! Baixando pra ouvir depois.

Fernando Kirch disse...

eae pessoal do PodQuest,

Dicas bem legais de quem conhece a indústria de verdade.

As respostas ficaram bem parecidas com o que eu lia e ouvia em outros podquests sobre desenvolvimento de games. Diploma é importante, mas são os trabalhos que você fez que realmente comprovam que vc sabe.

O exemplo que o Gilliard deu dos caras que criaram o Narbacular Drop -> Portal ficou perfeito. Vários alunos se formam na DigiPen todo ano, mas eles além disso criaram um projeto pessoal muito bem feito, foram contratados pela Valve.

Só faltou o Rafael para falar a parte do Game Designer ...

Continuem com o bom trabalho no PodQuest, está cada vez melhor, um abraço.

Anônimo disse...

Acompanho o podcast desde o primeiro mas nunca postei um comentário. Apenas gostaria de parabenizá-los pelo trabalho e dizer que mesmo calado aprecio muito o que vocês fazem.

Vinicius Lopes disse...

Eu acho que esse formato foi muito bom, mas tem que ser feito como este ultimo, juntar 2 ou 3 perguntas que não levem tanto tempo pra uma main quest mas muito mais que um quickquest.

Ao ouvir o podquest o nosso objetivo é ouvir o ponto de vista de vcs sobre o assunto tratado, e, respondendo perguntas como estas, ajuda bastante!

Como sempre, parabens pelo trabalho.

Agora @Fernando, qto ao Team Fortress, eu comecei a jogar justamente por ser F2P entao nao posso dizer se piorou, mas 80% das partidas que jogo estão disputadas. Agora tem umas que realmente não dá, porque o povo é muito ruim.

Vc ainda esta jogando? Que horário? Esse jogo vicia demais! ahhaa.


E realmente,só faltou o Rafael falar sobre Game Design que é área que estou pretendendo seguir!

Abraço a todos!

Leandro Vian disse...

Galera, como sempre vim deixar meu apoio ao PodQuest e reforçar oque os demais já falaram, esse formato de respostas ficou ótimo e encaixou como uma luva entre os demais assuntos já tratados por vocês, além do mais da um certo "descanso" pra vocês poderem responder dúvidas sem focar tanto em um assunto específico escolhido pro podcast.

Aproveitando pra parabenizar também a galera que mandou as perguntas, achei as perguntas ótimas, quem sabe uma hora tenho um momento de clareza e penso em alguma boa pra enviar. ;)

Sobre o steam, eu ando jogando sempre que posso Tf2(já tinha o orange box),LfD2,Terraria. Se alguém animar sinta-se a vontade pra me adicionar no steam, id "vian".

Gilliard Lopes disse...

Muito obrigado por todos os comentários, pessoal. Parece que o formato agradou realmente, então pretendemos fazer de novo sempre que houver um bom número de perguntas pra responder. Agradecemos de novo a participação!

Fernando Secco disse...

Dae pessoal, valeu pelos posts :D
Sobre o formato, a gente gostou bastante é só mais dificil a organização de temas diferentes e continuar com o ritmo. Como o Gilliard comentou, quando a gente juntar material suficiente a gente vai, com certeza, fazer mais disso.

@Anonimo
Massa cara, fico bem feliz sem saber que "deep in that darkness peering, long I stood there, wondering, fearing..." :)

@Vinicius Lopes
Devo admitir que melhorou nassa ultima semana, acho que era mesmo a febre de comprar porcarias e testar. Mas mesmo assim, é raro depois de uma partida o pessoal continuar no server. O que é meio chato...

Gilliard Lopes disse...

@Secco BEST. REFERENCE. EVER.

AmorinLopes disse...

Aprovado o formato "alternativo" do Podquest, é uma forma dos ouvintes contribuirem com os temas e discuções. Acho que a cada 3 ou 4 programas dá pra ter um bom numero de temas pra juntar..

Sobre o online pass, ainda sou contra, mas achei as explicações de vocês aceitáveis. Por ex, hoje em dia com a pirataria o comercio de locação de games está muito fraco no Brasil, mas aqui na minha cidade ainda tem uma locadora de jogos para PS3 e infelizmente o online pass, impede que ao alugar um jogo se tire todo o proveito dele.

Gilliard Lopes disse...

@AmorinLopes Realmente, não tinha pensado nas locadoras, que foram responsáveis por 99% dos games que eu joguei nas gerações 8 e 16 bits. Aqui fora esse também é um negócio em decadência, e infelizmente acaba sendo atingido pelo Online Pass também. Imagino que, se fosse um negócio mais forte por aqui, os publishers seriam pressionados a oferecer alguma solução alternativa, mas na atual situação acho bem improvável que isso aconteça.