Quest Log

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PodQuest #55: Retrospectiva 2012

No último PodQuest antes das férias, o trio está completo novamente para fazer uma retrospectiva de 2012. Os melhores games, os piores fracassos, as notícias mais importantes: descubra tudo isso e muito mais no episódio final do ano.

Ouça diretamente no link a seguir:

PodQuest #55: Retrospectiva 2012
(botão direito, depois "salvar como" para baixar)

Ou ainda, adicione o feed e tenha todos os episódios quando quiser!
http://feeds.feedburner.com/doublejump/podquest
No iTunes, vá em "Advanced - Subscribe to Podcast" e cole o endereço acima.

Ouça e comente! Se preferir, entre em contato por e-mail em contato@thepodquest.com ou pelo Twitter em @ThePodQuest.

7 comentários:

Marcos Carvalho disse...

Como vocês puderam quebrar a integridade do PodQuest? Falando bem de Halo (por menor que seja). Tsc tsc.

Brincadeiras a parte, gostaria de falar que peguei Mark of the Ninja na Steam por sugestão da Rafa em um dos episódios e não me arrependo, o jogo é uma lição de level design no quesito jogo stealth, permitindo diversas maneiras de atravessar o estágio e cumpri-lo de maneiras diferentes.Estou fazendo uma pesquisa sobre jogos stealth e Mark of the Ninja apresenta um pouco de cada item presente na minha pesquisa. Parabéns para a Klei.

Falando sobre Far Cry, acho que esse é o sucesso que a Ubisoft esperava que Assassins Creed 3 trouxesse. O jogo é muito bom e implementa diversas mecânicas de AC e no final não parece que foi remendado no gameplay mas sim que foi pensado com cuidado para que fosse parte vital do gameplay. Quanto a Assassins Creed 3 li uma frase em um review que dizia: "AC3 não é como COD em que tudo é feito de uma maneira fordiana pensando somente na venda, em AC3 você vê que cada integrante do desenvolvimento trabalhava com vontade e amor pela franquia, querendo somar cada vez mais ao que era pra ser um grande jogo, entretanto adicionar todas essas features trouxe muitos bugs ao game, o que quebrou a experiêcia de alguns jogadores." Concordo, é só ver na entrevistas de Making off de AC3, você reparava que cada pessoa estava tentando dar o melhor de si pela franquia. Mas bem, vou aguardar o AC do ano que vem, enquanto isso continuarei na Far Cry 3.

Já no ano que vem teremos nomes de peso disputando o GOTY, como GTA V, The Last of US, Bioshock, porém depois da VGA deste ano em que Walking Dead ganhou como "Melhor Jogo do Ano", eu não me surpreenderia se no ano que vem aparecesse algum jogo indie ou de baixo orçamento que acabasse por ganhar o GOTY, a meu ver a indústria parece estar enxergando esses games como potenciais experiências e não só formulas recicladas. (nada contra os games AAA).

Bem é isso espero o PodQuest no próximo ano.

Marcelo Martins disse...

Olá pessoal,

Muito obrigado por mais um episódio bem legal do PodQuest.

Queria comentar a observação do Gilliard sobre o Kicstarter. Realmente, existem vários riscos que ainda não vivenciamos. Um dos questionamentos levantados é muitíssimo importante: e se acabar o dinheiro?

A Revolution Software (Broken Sword), fez uma coisa interessante. Eles começaram a campanha de arrecadação de fundos no Kickstarter, mas depois que o projeto foi financiado, migraram para um site próprio onde você pode dar mais dinheiro.

Ou seja, dependendo de como eles trabalham a comunicação deles, podem continuar pedindo mais dinheiro mesmo depois do projeto ter sido inicialmente "fundado".

A questão é somente saber quanto as pessoas estão dispostas a pagar por projetos desse tipo (e por quanto tempo).

Sobre o jogo do ano, acabei tirando o atraso de 2011 neste ano, portanto um dos poucos lançamentos que joguei foi o Resident Evil Revelations para o 3DS. Esse é meu jogo do ano.

Rafael Kuhnen disse...

Walking Dead ganhou Game of the Year em apenas uma publicacao ate agora ne. Nao achem que VGA eh algo "oficial" da industria, pq isso nao existe. O premio da VGA eh tao oficial quanto o do PodQuest... Eles so gastam mais dinheiro fazendo o showzinho... Hahaha

Falando em Game of The Year, apesar de eu concordar com o Secco e Gilliard que Mass Effect 3 eh um puta jogo e um dos melhores jogos do ano... Tenho que comentar que eles nao jogaram XCOM, que na minha opiniao foi o melhor jogo do ano =D

Serio, eu nao consigo parar de jogar XCOM, acho que eu vou largar meu emprego, namorada, parar de comer e dormir so pra jogar isso pro resto da vida.. :(

Wesley Bastos disse...

Walking Dead ganhou GOTY em uma publicação e na VGA (que para mim não tem credibilidade), mas acho que onde tem fumaça tem fogo. Para mim o jogo do ano seria fácil, fácil de Journey, e acho que é bem capaz de ele ganahr GOTY em outras publicações.

E só pra lembrar a galera do PodQuest já ta ficando famosa, depois de aparecer na Globo, agora eles apareceram na Record no programa do Roberto Justos, para quem quiser conferir o link é:
http://youtu.be/sz_vPrkeSnA?t=27m41s

Viliam disse...

Muito maneiro o programa!

Quanto ao fechamento de studios... a IGN relacionou outros 19 além do THQ:
http://www.ign.com/articles/2012/12/11/20-studios-we-lost-in-2012

Aproveito para desejar uma excelente entrada de ano para todos! ;)

André disse...

Oi Gilliard,
o Kotaku Brasil publicou um post sobre o programa do Roberto Justus que vc participou, tem até o vídeo da entrevista:
http://www.kotaku.com.br/roberto-justus-videogames-record/

Victor Domiciano disse...

Olá Gilliard, me chamo victor e baixo o podcast sempre no meu smartphone, curto muito essa parte de desenvolvimento - pela curiosidade do processo de produção dos jogos. Tenho um defeito como tantos outros: o de não postar nos topicos que ouço. rsrs

Peço perdão primeiramente por isso e segundo por fazer um apelo: tenho o FIFA 13 PT-BR e jogo com frequência modo Temporada e Ultimate Team, só que já fazem 6 dias depois de jogar 1 partida aparece a seguinte mensagem de erro:


"Houve um problema com a verificação online do elenco. Tente novamente mais tarde"



Esse problema persiste e só consigo jogar online novamente reiniciando o game. Sendo que novamente depois de 1 partida o erro acontece novamente.

Procurando na web alguma solução deparei que muitos usuários estão com problemas semelhantes (só copiar a mensagem no google que eles aparecerão, não quis postar os links diretamente - por não saber as políticas de moderação do site pra links externos).

Busquei no forum do Origin, mas como meu inglês é meio falho num consegui ver algo parecido - também pode ser local só na versão PT-BR.


Depois de tanto procurar veio a mente "Poxa! O Gilliard atua no time do FIFA, será que ele poderia repassar para alguém o ocorrido?".

Por isso faço esse pedido, meio egoísta até e me aproveitando do blog para passar essa mensagem - mas estou com vontade demais pra jogar com meu Manchester City!!!

Desde já obrigado.