Quest Log

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

QuickQuest #18: Ovos com Bacon

No primeiro QuickQuest de 2012, o fazendeiro Gilliard Lopes retorna para falar sobre ovos, bacon, gerência de expectativas e dois perfis de partes interessadas nos projetos de games: os comprometidos e os envolvidos. Faça perguntas e sugira assuntos para os próximos QuickQuests pelo e-mail contato@thepodquest.com ou no Twitter @ThePodQuest.


Ouça diretamente no player abaixo:



Ou no link a seguir:
QuickQuest #18: Ovos com Bacon
(botão direito, depois "salvar como" para baixar)

Ou ainda, adicione o feed e tenha todos os episódios quando quiser!
http://feeds.feedburner.com/doublejump/podquest
No iTunes, vá em "Advanced - Subscribe to Podcast" e cole o endereço acima.

4 comentários:

Marcelo Martins disse...

Gilliard,

Extremamente oportuno o quickquest desta semana. Talvez a questão que você citou seja uma das mais complexas de qualquer projeto que envolva mais de uma pessoa.

No fundo, fica aquela pergunta: como fazer com que as pessoas se sintam comprometidas?

Não acredito que seja somente dinheiro. Dinheiro é um pontapé inicial, mas não é suficiente.

Na experiência que tive, acredito que as pessoas precisam ter o mesmo objetivo, o mesmo ideal com o projeto. Se o projeto satisfaz algum desejo pessoal ou sonho dessa pessoa, ela vai embarcar de cabeça e vai se esforçar para fazer o melhor trabalho possível.

Um abraço!

Felipe Augusto "felipowsky" disse...

A gente perde até o fôlego ouvindo o Gilliard falando tão rápido. :)
Esse QuickQuest fala de algo muito importante. Um fato. E infelizmente, me admira a forma como, ainda hoje, com tanta evolução no setor da computação, os envolvidos, como definiu o Gilliard, não entendem a forma como a mesma funciona. E estou generalizando o setor mesmo, porque este tipo de fato, não acontece apenas na indústria de games.
A questão não é a necessidade dos envolvidos entenderem a parte técnica, mas haver um melhor entendimento entre os envolvidos e os comprometidos. Seja por meio de um intermediário ou compreensão de ambos os lados.

Mudando totalmente de assunto, já que a trilha sonora me lembrou: sabem de algo dos DoubleJumpers?

Gilliard Lopes disse...

@Marcelo Motivação - assunto que dá um podcast inteiro! Na nossa indústria a tendência é ter muitos iniciantes motivados - até onde isso é bom e quando passa a ser um perigo? Essa motivação flutua quando o profissional ganha mais experiência, conhece a indústria por dentro? Fascinating stuff...

@felipowsky Totalmente certo sobre esse não ser um problema específico dos games. Até por isso tive aulas sobre o assunto no curso para certificação Scrum Master da Sprint iT do Prof. Boris Gloger (que aliás, recomendo) - que obviamente não era um curso específico para games.

Sobre o DJ... Pergunte pro bloody Glauber! Só cuidado pra não atrapalhar o chá das cinco dele... =X

Gilliard Lopes disse...

Ah, e pra quem quiser conferir uma discussão inspirada pela parte inicial deste QuickQuest, dê uma olhada no novo post que acabei de publicar!