Quest Log

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PodQuest #54: Postmortem do FIFA 13

Time completo no PodQuest novamente, e o trio retorna para falar sobre o que deu certo, o que deu errado, algumas curiosidades e lições sobre o desenvolvimento do game de esportes mais bem sucedido de todos os tempos: FIFA 13.


Ouça diretamente no link a seguir:

PodQuest #54: Postmortem do FIFA 13
(botão direito, depois "salvar como" para baixar)

Ou ainda, adicione o feed e tenha todos os episódios quando quiser!
http://feeds.feedburner.com/doublejump/podquest
No iTunes, vá em "Advanced - Subscribe to Podcast" e cole o endereço acima.

Ouça e comente! Se preferir, entre em contato por e-mail em contato@thepodquest.com ou pelo Twitter em @ThePodQuest.

10 comentários:

Tarcísio disse...

Muito bom esse postmortem do Fifa 13,
vocês poderiam fazer isso com outros jogos que vcs desenvolvem tambem.
Falar dessas experiencias é muito construtivo.

Marcos Carvalho disse...

Essa semana sem PodQuest demorou a passar. Mas agora temos um novo e com um tema bastante interessante Postmortem, ainda não terminei de escutar mas to curtindo muito esse episódio.
Não sei se tem alguma acordo de limitação com o Secco , mas poderia rolar um postmortem do Deus Ex...

Fernando Secco disse...

@Marcos Carvalho :P
http://www.thepodquest.com/2011/09/podquest-29-postmortem-do-deus-ex-human.html

Fernando Secco disse...

Opa, queria so comentar aqui que pra mim, foi muito legal esse PQ.

Eh engracado, a gente nao consegue parar para falar sobre isso ahaha. Se nao fosse o PQ acho que eu so saberia o que o Gilliard e o Rafa fazem (bem o Rafa eh facil na real, mas assim, quando ele nao ta jogando).

Acho que o mais legal saber detalhes para comparar com outros projetos e tambem ver que o Gilliard ta lidando bem com a pressao ;)

Valeu ai pessoal.

Marcelo Martins disse...

Olá pessoal,

Muito bom esse podcast! Gilliard, obrigado por compartilhar suas impressões sobre o WiiU. Eu não tinha visto, por exemplo, ninguém falar sobre a versão do ACIII para esse console. Ainda vou esperar um pouco pra comprar o videogame.

Gilliard, gostei muito de ouvir o seu desafio para melhorar os personagens secundários do jogo. E a sua reflexão sobre a possível solução para isso (implementar os personagens com uma animação melhor antes para testar a qualidade o mais rápido possível) soa muito sensata. Muito obrigado por compartilhar isso com os ouvintes do PodQuest.

Top Spin 4, que hoje considero o melhor jogo de tênis disponível, também tem uma torcida horrorosa. Todos os bonecos são se movem ao mesmo tempo, é bem feio mesmo. Mas o jogo é animal. Como jogador, não tô nem aí pra qualidade da torcida, mas aposto que tem alguém que pode ter dado uma nota pro jogo por causa disso. As pessoas têm percepções diferentes do que é qualidade de um produto.

rodrigot disse...

Muito bom o programa, é muito bacana poder ouvir essas curiosidades dos bastidores do Fifa q vira e mexe o Gilliard solta como um exemplo isolado, dessa vez condensados como uma main quest.

Minha dúvida q pode ser que seja bem dummy uma vez que vcs nunca comentaram é o que faz o "Presentation Manager" e o que é "Presentation". Claro que dá pra pescar pelo tipo de trabalho que vc cita, mas até onde vai?

Envolve tudo que o jogador vê na tela? Envolve modelagem dos personagens? dos cenários? animação da torcida? fazer chover? nevar? Envolve design de interface? Criação do logo? Layout de menus? Arquitetura de Informacao? Envolve o que o usuário ouve? A produção do filme de abertura? Edição do trailer? O desenho das camisas? Criação de shaders? ...

Além de Presentation e Gameplay, quais as outras grandes áreas de desenvolvimento do Fifa?
Todo AAA tem necessariamente um departamento de Presentation?

obrigado e um abraço

Viliam disse...

Massa o podcast!
É interessante ver o "profissionalismo empresarial" da coisa... a preocupação em atender e entender o que o cliente (jogador) deseja, o reconhecimento (bônus) conforme uma avaliação independente (review), prazos, etc.
Legal ver um estúdio como uma empresa lucrativa de sucesso. Essa visão empresarial por vezes falta por aqui.

Anônimo disse...

Muito interessante este Podquest, e sempre bom saber detalhes de uma grande produção, isto ajuda e estimula, tanto os pequenos desenvolvedores quanto o restante, que todos são profissionais a gente ja sabe, mais você ter peito pra liderar tal parte de um jogo vai acima de profissionalismo, e acima de tudo lhe dar com pressão, acreditar e insistir naquilo que você acredita e muito foda, seu futuro ta ali, este exemplo serve para aqueles que querem ser produtor de jogos AAA. O bicho pega haahhaha....

Sucesso galera.

Diego Barboza disse...

Muito bom esse episódio. Esses episódios de post mortem são sempre legais porque é uma forma de apresentar um poucos dos bastidores que normalmente a gente não tem acesso.

Gilliard, não sei se você pode falar abertamente sobre isso, mas fiquei curioso pra saber mais ou menos quantas pessoas estavam envolvidas nessa feature de personagens secundários e quanto tempo levou para que ela ficasse pronta. Acho que é um tópico interessante pra dar uma ideia do quanto custa uma feature desse tipo.

Abraços!

Gilliard Lopes disse...

Obrigado pelos comentários, pessoal. Respondi às perguntas no QuickQuest de hoje. Abraços!