Quest Log

segunda-feira, 21 de abril de 2014

PodQuest #74: Postmortem de FIFA 14 e World Cup 2014 Brasil

Rafa, Gilliard e Fernando estão de volta com mais um PodQuest. Desta vez, eles apresentam um postmortem dos últimos projetos da série FIFA dos quais o Gilliard participou: FIFA 14 e World Cup 2014 Brasil. Eles comentam também sobre games que estão jogando, fanboyismo, e muito mais.

Ouça diretamente no link a seguir:

PodQuest #74: Postmortem de FIFA 14 e World Cup 2014 Brasil
(botão direito, depois "salvar como" para baixar)

Ou ainda, adicione o feed e tenha todos os episódios quando quiser!
http://feeds.feedburner.com/doublejump/podquest
No iTunes, vá em "Advanced - Subscribe to Podcast" e cole o endereço acima.

Ouça e comente! Se preferir, entre em contato por e-mail em contato at thepodquest dot com ou pelo Twitter em @ThePodQuest.

9 comentários:

Jônatas Kerr de Oliveira disse...

É... essa é a força do feriado no Brasil! fim do dia e ninguém comentou até agora! hehehe
Estou baixando! vamos lá!
Valeu galera do PodQuest! O material tem sido muito bom, muito instrutivo e proveitoso! que se danem os reclamões que querem musiquinhas e efeitos! se melhorar estraga! hehehehe

Kleber Barros disse...

errrrr... esperei auguem comentar primeiro porque o meu comentario é:

"Sem muitos comentarios. Não sou fã de jogos de esporte em geral."

Cadê o PodQuiz? Não presiva ser augo super dificil, mais tambem é divertido ouvir os quiz e leituras de comentarios...

Um abração e não esquece dos temas tecnicos Secco!

Felipe Baumel disse...

Muito bom o episódio.

E fiquei bastante curioso para saber mais dos projetos do Rafa. Principalmente o jogo de tabuleiro, que é um vício meu tão grande quanto os vídeo games.

Unknown disse...

Existem features diferentes o suficiente para quem comprou o fifa 14 também comprar o jogo da copa, ou o foco do jogo da copa é realmente para novos jogadores?

rodrigot disse...

Sou fã de vcs, parabéns pelo trabalho e obrigado pelo cast. Como vc pediu perguntas, formulei algumas, se achar conveniente aproveita-las muito bem.

---
Me dá um prazer incrível ver o quanto acertaram na arquitetura dos menus desse ano, a arquitetura do 13 me irritava demais e imagino que todos estejam felizes com o resultado desse ano. Mas uma coisa que ainda me incomoda e incomoda há anos é a velocidade de resposta dos menus, vcs tb sentem essa deficiencia? pq a performance dos menus e o tempo de resposta é sempre aquém do que deveria? são lentos e tem travas e quedas de FPS que nunca a mais complexa das partidas de FIFA tem, embora eu jogue num PS3, máquina de configuração totalmente estanque, testável e previsível frequentemente me sinto como se estivesse rodando num PC do século passado. Vcs reconhecem isso? Não percebem? Percebem e ignoram? Será por eu jogar em versão em digital download?

Como foi a jornada e as justificativas do EuroCup de release em disco até se tornar um DLC, consegue vislumbrar o mesmo se dando com o World Cup? Pq?

Vc sabe de quem são e como são separados os direitos sobre cada coisa q deve ser licenciada para o jogo? O direito ao brasão do time/seleção, uniforme do time/seleção, bandeiras, etc.
pq mesmo em times e seleções não licenciadas os nomes e rostos são corretos e precisos? A Fifa detem o direito sobre nomes e aparência dos jogadores e vem tudo no mesmo pacotão? É tudo caso a caso e negociado com cada jogador?
Patrocinadores dos uniformes dos clubes pagam a EA para aparecerem no jogo, ou a EA é quem paga os patrocinadores para poder usar suas marcas no jogo?

A cada nova versão vcs tem novas ligas inteiras, a essa altura do campeonato, considerando o tamanho e a importancia do FIFA, novas ligas se oferecem e se jogam aos seus braços ou ainda é um trabalho minucioso de correr atrás, de analizar mercados, de estudar o custo/beneficio de agradar os fãs do campeonato coreano (por exemplo) e procurá-los para negociar licenciamento?
de 0 a 10, o quanto a Serie B do Brasileiro é uma possibilidade? :)

Como são escolhidas as seleções que compõe o FIFA? Mesmo que não haja licenciamento de escudo e uniformes. Pq não há, por exemplo, Japão ou Croacia, mas há India e Finlândia?

Vocês eventualmente conseguem segurar features prontas para valorizar um próximo lançamento, principalmente num caso de 2 lançamentos por ano como em ano de Copa? Dá tempo de "acumular" algumas melhorias na gaveta para causar o impacto mais adiante ao invés de queimar cartucho agora ou é uma estratégia que nem sequer faria sentido?

Tem um ep ótimo do podquest onde vc conta a saga de acompanhar e dirigir o motion capture de reações da platéia no estádio, não tenho acesso à nova geração e não sei, essas features chegaram a ser implementadas esse ano? ficaram como você desejava?

Em um outro ep do podquest vc fala das limitações de tentar implementar camera e reacao no técnico na geração passada, isso conseguiu ser executado na nova geração esse ano?

A feature morta que eu lembro com mais carinho de todos os FIFAs eram os jogos clássicos do World Cup 98, em que vc podia jogar grandes finais de copas passadas reproduzidas fielmente desde a escalação, o uniforme e rosto dos jogadores à textura e peso da bola, tamanho do gol e até a qualidade das TVs (p/b pra 58, sepiado pra 62 senao me engano e colorido dali em diante), sabe pq esse modo morreu?
Com a ascenção de modos clássicos e tentativas similares em recentes jogos de esporte como o último F1 com equipes e pilotos dos 80s, o NBA2k com os grandes times dos anos 90, e até, mal comparando, o novo UFC com Bruce Lee, há uma intenção de acompanhar a tendencia nostalgica? OBS: Pelé no FUT de xbox, pra mim, nao conta :))


Um abraço.

Raphael Campos disse...

O episódio desta semana me ajudou bastante com um trabalho sobre postmortem na facul de jogos que estudo.

Gostaria de saber como é o processo de reparo de bugs do FIFA, se é feito periodicamente, se é apenas para bugs maiores ou para menores também.

Abraço e continuem com esse cast, gosto muito!

rodrigot disse...

Ah, compreendo o esforço que deve ter dado, e o orgulho inicial que vcs devem ter tido, mas vocês reconhecem a feature do "jogador ir até o quinto dos infernos buscar uma bola pra poder cobrar um lateral enquanto o relogio continua correndo" como a feature mais irritante da história do FIFA? :) Nem final de Copa do Mundo tem gandula mais? :)

Unknown disse...

Fala pessoal beleza?!

Tenho algumas dúvidas que não tem muito a ver com Fifa mas se acharem que vale a pena responder fico agradecido.

Seguinte, como são feitos os Ports de games de uma versão portátil para uma versão console?

Exemplo: AC liberation, Resident Evil Revelations entre outros que não sei ou mesmo não lembro.

Qual a maior dificuldade deste tipo de trabalho, algum dos 3 da bancada ai nesta vida de programador já teve algum projeto neste sentido?

Eu acho que games portados são válidos para quem não tem portátil e tal mas as vezes(quase sempre) são um pouco, não sei o termo correto, mal polidos para console sabe. Acho a IA do jogo totalmente burra e falha até algumas vezes em comparação com o original do portátil, especificamente desses 2 games que citei acima.

Qual opinião sobre isto também vocês têm?

Em fim é isto!!

Abçs

Gilliard Lopes disse...

Ótimos comentários e perguntas, galera. Respondo em muito breve.