Quest Log

segunda-feira, 13 de maio de 2013

QuickQuest #46: Um Dia de Motion Capture na EA

No QuickQuest desta semana, Gilliard Lopes retorna ao programa para falar sobre uma experiência inusitada: dirigir, durante um dia inteiro, o trabalho de captura de movimento para um game da série FIFA no estúdio de Motion Capture da EA. Gilliard descreve um pouco da tecnologia por trás do processo de captura de movimentos que alimenta todos os games da EA, e conta também algumas histórias interessantes que aconteceram nesse dia de muito trabalho de campo.

Veja a seguir alguns vídeos sobre o estúdio e o processo de MoCap da EA:

Faça perguntas e sugira assuntos para os próximos QuickQuests pelo e-mail contato@podquest.com.br ou no Twitter @ThePodQuest.

Ouça no link a seguir:
QuickQuest #46: Um Dia de Motion Capture na EA
(botão direito, depois "salvar como" para baixar)

Ou ainda, adicione o feed e tenha todos os episódios quando quiser!
http://feeds.feedburner.com/doublejump/podquest
No iTunes, vá em "Advanced - Subscribe to Podcast" e cole o endereço acima.

6 comentários:

Marcelo Martins disse...

Gilliard,

Que experiência sensacional! Pô, converse com seus chefes e peça pra incluir esses vídeos no produto final, como conteúdo extra. Fiquei muito curioso para ver.

Muito obrigado por compartilhar essa incrível experiência.

Gregório Benatti disse...

Muito legal poder conhecer um pouco de como as coisas são feitas em empresas phodasticas como a EA.

Deu pra ver sua animação falando da experiencia Gilliard!

Curti o/

Calvin Pacheco disse...

Gilliard, assim como o Marcelo Martins disse. Esse material todo como conteúdo extra, é um baita aprendizado para todos. Neste ultimo GOW que foi lançado para o PS3, foram disponibilizados vários documentários como conteúdo extra, sobre o desenvolvimento do jogo. Mostraram a atuação dos atores com Motion capture, criação de algumas features para específicos cenários, prototipagem dos cenários, o desenvolvimento do multi-player.

Diogo Fideles disse...

Marcelo Martins e o Calvin Pacheco estão certos, seria uma boa se esse rico material sobre o desenvolvimento fossem distribuidos junto com os games, não so sobre a parte tecnica mais tambem da concepção artista do projeto(mesmo q em edições de colecionadores). O que parece ser um habito comum com relação aos filmes mas que deveria se estender tambem aos games... para felicidade de nós apaixonados

Marcelo Martins disse...

E se forem fazer isso, por favor façam com um conteúdo mais robusto. Às vezes, estou salivando pra ver um making of de alguma trilha de jogo ou filme e aí só passam 5 minutos do compositor falando...

Em geral, os making of estão virando algo obrigatório nos filmes, mas a maioria tem conteúdo muito fraco.

Pô, você ficou um dia inteiro gravando com os caras, não é possível que não dê pra fazer 40 minutinhos de melhores momentos.

Talvez seja um produto que não seja compatível com o pacote de jogo, mas será que a EA não se interessaria em fazer produtos secundários? Quantas pessoas se interessariam por um documentário sobre a produção de um jogo como FIFA?

Hoje em dia, os documentários estão tão sofisticados e atraentes que qualquer pessoa pode consumir esse tipo de conteúdo. Os exemplos mais recentes são os documentários da Kate Perry e do Foo Fighters. Mesmo a minha esposa que não está nem aí pra esses artistas, gostou de assisti-los. O próprio Indie Game, The Movie é um excelente exemplo para a nossa indústria.

Diego Barboza disse...

E o Gilliard tá trabalhando na produção do FIFA da Copa do Mundo né! Essa vai ser uma edição histórica!